Após permitir a expansão da classe média no País, desafio do governo agora é aumentar a produtividade e resolver os problemas estruturais, afirmou, em seminário, o ex-presidente do Banco Central.

Em sua palestra, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles disse que a política de investimento social adotada pelos últimos governos permitiu que a classe média no Brasil passasse de 66 milhões de pessoas em 2003 para 118 milhões em 2014, mas que esse caminho não serve mais para continuar crescendo. “Temos agora que enfrentar o desafio da produtividade e dos problemas estruturais”, afirmou.

Assista à íntegra da palestra:

Em sua opinião, “as reformas são essenciais para o País sair da armadilha da renda média, passando a ser um país de alta renda”. Segundo disse, as dificuldades dessa transição já derrotaram várias nações. Para o Brasil, sua receita inclui estabilidade fiscal, incentivos ao aumento da produtividade e regras adequadas para a remuneração do capital investido em produção.

E ele concluiu: “Sou otimista, o bônus da estabilização recebido pelo Brasil já se esgotou e agora temos que seguir outro caminho, mas essa nova fase pode ser positiva ao nos pressionar a enfrentar o desafio da produtividade e dos problemas estruturais”.